segunda-feira, 29 de março de 2010

Ascenção vida e declinio de um jardim


O declinio



Após esse tempo foram plantados coqueiros na parte mais baixa do quintal,como cresceram muito e estavam incomodando os vizinhos com as suas folhas invadindo os os quintais deles....Cortamos os coqueiros.
Plantamos mais bananeiras,um pé de siriguela,uma frutinha que agora esta muito em moda nos Hortifruts, porem ela com uma chuva de gelo que houve por aqui morreu
Plantamos coqueiros de novo . Umas mudas trazidas do Nordeste .
Dão uns cocos muito bons, mas agora uns besouros resolveram atacar e eles estão produzindo bem menos.
Esses estão conosco até hoje.
Nasceu um pé de goiabeira branca,que ainda esta lá ,pois meu neto sempre pede para não cortar,mas as raízes já estão prejudicando a fundação de uma edificação construída aonde era o antigo galpão . Vamos ver o quanto dura .

Um pé de aroeira, nascido também por livre e espontânea vontade esta lá .Agora esta servindo de suporte para uma orquídea, que estou esperando a anos me presenteei com uma florinha ao menos... Não tem problemas... eu espero . Como sempre afirmo .....Na minha idade eu já tenho todo o tempo do mundo, sem pressas .
Nas épocas mais quentes meu marido semeia ,milhos para vestir um pouco o quintal .
Até que dá uns milhos bem bons , e muita formiga também. Mas enfim tudo faz parte...
Atualmente as minhas restrições físicas não facilitam a minha ida até o fundo do quintal ,não é nada de grave ,é simplesmente ferrugem nas juntas.
Então fui restringindo as minhas preferências,em vez de cuidar de um canteiro imenso,cuido dos meus vasinhos na área do tanque e na varanda .

Converso com elas coloco a água de cada dia .
Por ter que ficar afastada de casa por uns dias (motivo de doença) ,quando voltei estavam muito prejudicadas .Por esse motivo resolvi inventar um método :meio cultura Hidropônica, meio irrigação gota a gota , meio jardineira vertical, uma mistureba que aos trancos e barrancos vou melhorando para facilitar a minha vida





Declínio
O declínio deste jardim ,não aconteceu pela restrição do espaço físico .Pois o espaço ainda está lá, mas sim pela impossibilidade nossa, de administrar esse espaço .
Por isso resolvi me cercar de espaços menores ,porem mais próximos de mim, para que a minha possibilidade física permita que eu esteja perto cuidando do que gosto.
Por esse motivo, mesmo curtindo meu jardim do fundo do quintal,me cerquei de um jardinzinho composto,de vasos,meu Bonsai na mesinha da varanda da minha casa , e na área do tanque uma espécie de cultura vertical como já descrevi acima.



A felicidade eterna é uma utopia ,o que existe na vida são momentos felizes .
Cabe a nós aproveitar da melhor forma possível .
ANBS
 
 
.

2 comentários:

  1. Que maravilha! quem passava na frente da casa não tinha a percepção desse grandioso "jardim" (entre aspas porque tinha muito mais do que flores. Parabéns! Você não se deixa abater pelos obstáculos, tal como mencionou no outro post, é como "água que não se detém diante de um obstáculo, contornando-o"
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Céu
    Paz para ti e teus queridos
    Esse mundo era o meu mundo,muita criança muito trabalho (de casa ),muito barulho.
    Mas tinha tambem muito alface,couve cenoura,bem fresquinhas .Mas tudo tem um tempo e agora me contento com uns vasinhos de cebolinhas ,mas ainda é muito bom .
    Deus te abençoe ,por dar sempre uma palavra de incentivo ,um abraço da amiga
    Alcione

    ResponderExcluir