sábado, 6 de novembro de 2010

Ebanisteria o que é? Marcenaria Profissão ou Arte



MARCENARIA ,profissão ou arte
Dia destes lendo o jorna O GLOBO l do dia 17 de outubro de 2010,no encarte “Decoração”, deparei-me com uma reportagem sobre um designer carioca Ricardo Graham Ferreira, que vem se destacando com sua formação e especialização em Ebanisteria,ou seja arte em marcenaria .
Já ganhou prêmios em Milão com suas obras .
Esta levando o seu trabalho a outros cantos do mundo,com bastante sucesso .
È um fato muito interessante por me reportar a uma época muito distante no tempo .
Quase 80 anos atraz
Meu Pai ,cuja profissão era de Marceneiro .Brincando ele se denominava ( um esfola páu) .
Mas sentia um imenso orgulho pela profissão que exercia, e com a qual sustentava família ,e criou-nos quatro filhos com muita honradez .
Começou a aprender a profissão aos 11anos .
Naquela ocasião era comum as crianças aprenderem a profissão nas oficinas,e na maioria das vezes sem remuneração ,quase como um favor dos patrões,donos da oficinas .
Nada disso era considerado exploração de menores, eram outros tempos .
Meu Pai tornou-se um profissional muito competente,tinha orgulho do que fazia,e fazia com perfeição .A meu ver era um verdadeiro artista .
Lembro com que satisfação ele exibia suas obras .
Quando fazias peças que contivessem gavetas,gaveteiros,cômodas etc, mostrava orgulhoso a justeza de como corriam as gaveta suavemente .
Quando uma gaveta estava aberta e as outras estavam fechadas, ele a fechava com força,então as outras abriam ,pelo deslocamento do ar .
Tudo muito perfeito .
Meu Pai era o exemplo do homem que exerce o que faz com amôr .
Tenho ainda hoje uma penteadeirazinha ,era o nome dado na época a esse objeto (uma caixinha com gavetinhas e espelho,que ele fez e presenteou a minha mãe quando ela fez 17 anos e ainda eram namorados (linda) .
Esse objeto meu Pai me deu quando ela fez a viagem final, e ,pediu que eu a conservasse comigo .
Está até hoje comigo .


Quando fiz 15 anos ele me presenteou com uma caixinha ,para os meus guardados (outra perfeição






Quando me formei num curso de corte e costura,que era ministrado na ocasião , pelas lojas Singer, no Rio de Janeiro meu Pai me presenteou com uma caixa de costura,feita por ele também .

Se fechar os olhos,ainda hoje, consigo visualizar a imagem dele,diante do balcão de marceneiro ,metro na mão,lápis atraz da orelha ,elaborando suas criações no próprio material que estava diante dele .
Geralmente nem fazia as plantas dos moveis em papel .
Normalmente riscava ,media,calculava na própria madeira .Era um profissional de perfeito
O berço e o,armário da minha primeira filha,também foram obras confeccionadas por ele .
Se vivo ainda fosse , eu teria o maior orgulho de dizer-lhe
Pai o Senhor é um EBANISTEIRO perfeito .
A Arte é eterna
Parabéns
Nós te amamos .
ANBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário